Getty Images Programa foi capaz de dar diagnóstico correto em 86% dos casos analisados |
Célio Yano, de EXAME.com
São Paulo - Pesquisadores norte-americanos desenvolveram um software capaz de indicar a predisposição de uma criança ao autismo a partir do modo como ela fala. Com as gravações das palavras ditas durante o dia, o programa de computador avalia como a criança emite determinados fonemas e é capaz de dar um diagnóstico.
Liderados por Kimbrough Oller, os cientistas da Universidade de Memphis analisaram mais de 3 milhões de pronúncias de sílabas e coletaram quase 1,5 mil gravações de dias inteiros de 232 crianças entre 10 meses e 4 anos de idade.
O software foi criado com base na análise de padrões de fala de crianças autistas. O programa foi capaz de identificar a existência de autismo em 86% dos casos, além de indicar a idade de crianças com desenvolvimento normal. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy os Sciences nesta semana.
Post retirado na integra do site: http://portalexame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/galerias/software-identifica-predisposicao-autismo-partir-fala-crianca-581309.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário