Dados para contato

Perfil: http://www.google.com/profiles/aautistafs E-mail: aautistafs@gmail.com‎ - aafsassociacao@hotmail.com‎ ‏ Endereço: Rua Berlim - Nº95 - Parque Getulio Vargas Telefone: 75 36225956‎ ‏

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Iniciando contato com uma criança autista

 Ola a todos, quero me desculpar, por andar distante sem ppostar nada, é que como estou em viagem, estou tendo uma certa dificuldade em me conectar, mas agora volto a ativa com um post intereçante de vivencia particular com crianças autistas.

 Toda criança adora interagir, e a criança autista não é diferente, a questão está em como iniciar um vinculo, ou melhor, como ser aceito por ela para se relacionar.
 Durante meu trabalho na AAFS (Associação Autista de Feira de Santana), sempre usei a estrategia de ser percebido pelas mesmas; mas como fazer esse contato se uma criança autista aparenta não nos escutar? Não nos olhar nos olhos? E tem possivelmente um deficit (dificuldade) na verbalização?
 A dica que dou, é prestar atençãoem como ela se comporta (já que a maior parte de nossa comunicação é não verbal), e a uma certa distancia, imita-la, em pouco tempo, ela vai lhe notar, e lhe testar, não se assuste com a palavra teste, ela apenas vai mudar os movimentos realizados e a postura que estas a imitar - aqui é o ponto crucial - deves estar bem atento e aberto a toda forma de comunicação e gesticulação (nada é por acaso), e continue imitando-o na mudança de gestos.
 Após isso, possivelmente ela vai se aproximar de você, e talvez procure contato fisico; ATENÇÃO: deixe o contato por conta dele, só retribua o que ele fizer, inicialmente será muito breve esse contato, asm não se preocupe, a criança vai lhe procurar para amnter esse vinculo.
Pronto, contato feito. Espero que gostem e comentem as experiencias de voces.

Victor Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário