Dados para contato

Perfil: http://www.google.com/profiles/aautistafs E-mail: aautistafs@gmail.com‎ - aafsassociacao@hotmail.com‎ ‏ Endereço: Rua Berlim - Nº95 - Parque Getulio Vargas Telefone: 75 36225956‎ ‏

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estudos sobre autismo em análise do comportamento: aspectos metodológicos



RESUMO
A pesquisa na Análise do Comportamento tem contribuído para a identificação e compreensão das variáveis que afetam o repertório de indivíduos autistas. Este trabalho visou identificar aspectos metodológicos na produção desta área com essa população. A análise dos trabalhos identificou duas linhas distintas, porém complementares, de pesquisa. Uma delas parece buscar a identificação das variáveis que atuam no estabelecimento de controle de estímulos. A outra procura o estabelecimento e manutenção de operantes verbais. Os aspectos metodológicos analisados foram a natureza dos estímulos utilizados, os critérios de escolha dos mesmos, tipos de resposta requerida e tipos de conseqüências disponibilizadas. São discutidos os benefícios de atentar para as demandas metodológicas da pesquisa analítico-comportamental. Discute-se, ainda, o papel dos analistas do comportamento diante da relativa carência de trabalhos sobre o assunto e da necessidade de desenvolvimento de programas de prevenção e de educação de pais e familiares de pessoas portadoras de autismo.


Pesquisa no link abaixo (Resumo retirado da pesquisa).

Obs: Não é do interesse a publicação de artigos científico, já que os mesmos apresenta constantes termos técnicos, mas como os leitores estão encaminhando, vamos publicar e em caso de esclarecimento sobre termos técnicos coloquem em comentários que iremos esclarecer ou encaminhem um email para: aautistafs@gmail.com, que estarei esclarecendo nos comentários para facilitar visualização de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário