Dados para contato

Perfil: http://www.google.com/profiles/aautistafs E-mail: aautistafs@gmail.com‎ - aafsassociacao@hotmail.com‎ ‏ Endereço: Rua Berlim - Nº95 - Parque Getulio Vargas Telefone: 75 36225956‎ ‏

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Síndrome de Asperger

Breve Introdução sobre a Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger foi descrito primeiramente por um médico alemão , Hans Asperger, em 1944 ( um ano depois do primeiro trabalho de Leo Kanner em autismo). O Dr. Asperger discutiu em seu trabalho indivíduos que exibiam muitas idiossincrázias e estranhos comportamentos ( veja descrição abaixo ) . Freqüentemente indivíduos com o síndrome de Asperger têm muitos dos comportamentos listados abaixo:

LINGUAGEM
- A fala lúcida antes de idade 4 anos; gramática e vocabulário normalmente são muito bons . - fala às vezes é formal e repetitiva .
- A voz tende a ser plano e emotionless
- As conversações revolvem ao redor do ego

COGNIÇÃO ( APRENDIZAGEM )
- Obcecado com tópicos complexos , como padrões, música , história , etc.
- Freqüentemente descrito como excêntrico
- Q.I.s varia no do espectro , muitos abaixo do normal de habilidade verbal e acima da média em habilidades de desempenho .
- Muitos têm dislexia e problemas de escrita , e dificuldade com matemática .
- Falta bom senso
- Pensamento concreto (contra o abstrato)

COMPORTAMENTO
- movimentos tendem a ser desajeitado e desajeitado .
- problemas sensórios parecem não ser tão dramático quanto esses com outras formas de autismo .
- socialmente atento mas exibições interação recíproca imprópria

Investigadores acreditam que a síndrome de Asperger é provavelmente hereditária porque muitas famílias informam ter um " parente estranho " ou dois. Além , são informadas freqüentemente depressão e desordem bipolar nesses com o síndrome de Asperger como também em sócios familiares. No momento, não há nenhum tratamento prescrito para indivíduos com o síndrome de Asperger Na maioridade, muitos têm vidas produtivas , vivendo independentemente , trabalhando efetivamente em um trabalho (muitos são professores de faculdade , programadores de computador , dentistas) , e constituindo uma família . Aparentemente há várias formas de autismo de alto-funcionamento , e a síndrome de Asperger é uma forma .


Base retirada do site: http://www.autismo-br.com.br/home/As-geral.htm

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O que é o Autismo?/Prognostico e Tratamento

Já coloquei alguns tópicos sobre autismo, mas nenhum em que explique de forma clara o que é o Autismo, prognósticos e tratamento , visando já foi divulgado anteriormente Comportamentos e Sintomas.

O que é o Autismo?
- Ate o presente momento, o autismo é identificado como uma desordem onde, jovens apresentam uma dificuldade em desenvolver relações sociais "normais". E diferente do que muita gente pensa, o autismo e o retardo mental não são similares, mas pode ocorrer que indivíduos autistas apresentem retardo mentais. Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é encontrada mais em pessoas do sexo masculino, atingindo uma proporção de 2 a 4 vezes que em crianças do sexo feminino.

Prognostico e Tratamento

Os sintomas de autismo normalmente ficam persistem ao longo de toda a vida do individuo.

A linguagem dos sinais às vezes é utilizada para a comunicação com crianças mudas, embora seus benefícios sejam desconhecidos. Terapia comportamental (A Terapia Comportamental pode ser entendida como um processo de aprendizagem, que tem por objetivo auxiliar as pessoas na resoluçãoo de problemas e dificuldades da vida. http://www.terapiacomportamental.50megs.com/) pode ajudar crianças severamente autistas a se controlarem em casa e na escola. Essa terapia é útil quando uma criança autista testar a paciência de até mesmo os pais mais amorosos e os professores mais dedicados.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

COMPORTAMENTOS DO INDIVÍDUO COM AUTISMO/SINTOMAS DO INDIVÍDUO COM AUTISMO


COMPORTAMENTOS DO INDIVÍDUO COM AUTISMO

(Segundo a ASA)

(Ao clicar sobre a imagem, a mesma é ampliada facilitando visualização)


SINTOMAS DO INDIVÍDUO COM AUTISMO

Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir (Lembrando que nos da AAFS, afirmamos que quando estimulados, as pessoas autistas, apresentam uma diminuição considerável nos sintomas citados abaixo):

1. Dificuldade de relacionamento com outras crianças

2. Riso inapropriado

3. Pouco ou nenhum contato visual

4. Aparente insensibilidade à dor

5. Preferência pela solidão; modos arredios

6. Rotação de objetos

7. Inapropriada fixação em objetos

8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade

9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino

10. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina

11. Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)

12. Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determina maneira os alisares)

13. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)

14. Recusa colo ou afagos

15. Age como se estivesse surdo

16. Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras

17. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente

18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos

OBS.: É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para sintoma. Adicionalmente, as alterações dos sintomas ocorrem em diferentes situações e são inapropriadas para sua idade.

Fonte das animações: www.ama.org.br