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terça-feira, 7 de setembro de 2010

Autismo pode retardar habilidade do cérebro de integrar informações


 Quem tem algum contato com crianças autistas, e seu processo educacional, sabe da dificuldade de concentração que normalmente é encontrado no processo de atividades cognitivas (atividades ligadas a funções de inteligencia ou adquirir conhecimento), e o quanto fica mais difícil quando estão presentes uma maior variável de estímulos externos; este, pode ser um dos motivos que dificulta nas escolas "normais", já que as mesmas apresentam uma maior quantidade de alunos, impedindo fisicamente um trabalho diferencial e específico.
Para que vocês entendam porque essa critica em relação as escolas normais, e a educação de crianças autistas, o estudo da reportagem (clique aqui e será encaminha do para a matéria) publicada no dia 02 de setembro de 2010 na revista Scientific American, que utilizou um eletroencefalograma (exame que registra potenciais elétricos do cérebro perante estímulos específicos e em áreas especificas), apresentou resultados onde foi identificado que existe uma demora entre a apresentação de estímulos diferenciados (vídeo/áudio) e sua passagem por impulsos elétricos em áreas determinadas do cérebro em relação a crianças "normais".
Aproveitei o tema do estudo para levá-los a um questionamento da metodologia aplicada nas salas de aulas da maioria das instituições de ensino e o aprendizado diferencial que algumas síndromes podem necessitar. Aguardo comentário e uma discussão sobre o tema.



Atenciosamente Victor Pereira

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Seria possível deter o Autismo?



 Em uma reportagem um pouco antiga, do dia 3 de dezembro de 2008, a revista Scientific American Brasil, publicou uma reportagem onde pesquisadores descobrem um meio de deixar de forma mais lenta possíveis células cerebrais que podem desencadear distúrbios neurológicos.
 Os estudos da neurociência, vem desenvolvendo novas descobertas, e entre elas, esta o reconhecimento de gens e funções dos neurônios, e graças a todo esse trabalho desempenhado, está se identificando as circunstanciais neurológicas para muitos distúrbios e entre eles o autismo.
  O estudo da reportagem, foi verificado que o nosso cérebro procura sempre um equilíbrio entre as atividades exageradas e as mais reduzidas, e a perda desse equilibro pode ocasionar  vários distúrbios, entre eles o autismo.
 Para maior conhecimento, acessem o site: reportagem na integra